Você é programador ou desenvolve em Java? Se sim, certamente você entende que a nossa área tem sido privilegiada em meio à crise de outras profissões nos últimos anos. É óbvio que todo esse aquecimento do mercado não tem só lados positivos. A área exige muito de nós, como uma atualização constante, rotina de estudos, empenho e, claro, a cobrança tem sido cada vez maior. Tudo isso, eu aposto, você já sabe.
Agora vem a parte boa!
Daí entra um outro ponto, que entendo como um grande diferencial da nossa área: as comunidades.
Tem um monte de comunidades surgindo, permitindo que profissionais evoluam cada vez mais. O intuito deste artigo não é falar dos problemas envolvendo comunidades e, claro, também não estou aqui para romantizar, não! Minha intenção é mostrar que esse caminho ajuda muitos profissionais, em diferentes níveis e perspectivas.
Se você está na capital de São Paulo, sabe que o que não faltam são eventos, workshops, projetos de formação gratuitos. Mas será que é assim em todo o Brasil?
Os grandes centros ainda são (muito) beneficiados nestes aspectos. Como você, que mora em regiões um pouco distantes desse polo, pode participar disso?!
Existem muitas formas de você ajudar, ter acesso e participar do movimento. Vou exemplificar falando especialmente da comunidade SOUJAVA, que é uma das maiores e mais antigas comunidades do Mundo.
Primeiro de tudo o que é o SOUJAVA?
Um belo dia, eu descobri as comunidades, o SOUJAVA e um “JavaMan”…
Vamos de contexto? O site do SOUJAVA descreve:
“O SouJava é um grupo de usuários, formado por desenvolvedores e evangelistas da tecnologia Java no Brasil, e tem como objetivo fortalecer, expandir e profissionalizar o uso de Java no país. O SouJava é um dos mais ativos e importantes grupos de usuários do mundo, e realiza diversas atividades no Brasil, e ajuda na organização do movimento Java mundial. O SouJava mantém reuniões presenciais, eventos e uma presença online, ajudando a comunidade Java brasileira a aplicar a tecnologia Java em projetos reais.”
Além de comunidade, o SouJava é uma ONG, ou seja, existe uma responsabilidade um pouco maior em algumas questões, principalmente legais. Que saber mais sobre a história do SOUJAVA? Recomendo muito que você veja este projeto https://github.com/soujava/historia 🙂
Além disso, o Github do SouJava é uma ótima fonte de aprendizado! Já deu uma olhada? Tem muitaaaa coisa legal lá e segura a chuva de links e referências:
- Corre no GitHub: https://github.com/soujava
- Projeto ótimo para quem está começando: https://github.com/soujava/GlossarioJava
- Como você pode se envolver nas melhorias do Java: https://soujava.org.br/servicos/adopt-a-jsr/
E o que é um JUG?
A comunidade adota o nome “JUG” para identificar os grupos de usuários Java. Então, quer criar um grupo local? Por exemplo: Você mora em Brasília, mas não sabe se já tem um grupo de usuários Java aí? Então você pode verificar em https://community.oracle.com/community/usergroups, pode ser que o grupo já exista! Aí vale super a pena ativar o grupo ao invés de criar um novo, pra que reinventar a roda, né?
Agora… se não tem, crie um novo grupo e reúna a galera. Se está inseguro e quer dicas, procure quem já faz parte de algum grupo de usuários Java 😉
Na sua região já existe um grupo ativo, que sempre se reúne e você quer ajudar? Procure quem organiza: sempre tem espaço para mais pessoas, seja organizando encontros presenciais, contribuindo com o compartilhamento de conhecimento dentro do grupo ou até mesmo montando um grupo de estudos. Eu costumo dizer que para isso basta só ter força de vontade!
Como ajudar de outras formas?
Você certamente já precisou ler a documentação de algum framework ou biblioteca para saber como utilizar em seus projetos. Aposto que alguns nem eram tão bons assim, certo? E… que tal se você ajudasse a melhorar uma documentação? Sabe aquele projeto que não tem uma documentação para chamar de sua?! Você pode construir esse material, que tal!?
Ao assumir o papel de criar a documentação você pode ajudar uma infinidade de pessoas de uma vez só! Além disso, você se ajuda, porque a experiência adquirida neste processo é muito valiosa! Acredite em mim.
Não sabe em qual projeto poderia contribuir? Tem muitos! E, na dúvida, chame algumas pessoas do SouJava para que elas te orientem e te indiquem um projeto que esteja precisando de uma força ou, também, como você pode melhorar uma documentação já existente.
Ainda há muito o que contribuir…
Já sei: você não curte documentar, mas adora colocar a mão na massa. Que tal formatar uma palestra, uma live ou um workshop sobre a parte prática de alguma implementação em Java? Pensa só, quantas vezes vídeos ou palestras nos ajudam a entender melhor uma tecnologia ou implementação de código?
Programador gosta mesmo é de programar né? Então, os projetos open source são ótimas opções para você estudar, aprender e evoluir tecnicamente! E lembre-se: não sabe em qual projeto atuar? Procure os membros do SouJava, pergunte no Slack ou nas páginas da comunidade! Esse espaço é nosso.
Momento: como eu faço?
Dicas de quais caminhos você pode seguir para evoluir em Java e ainda ajudar a comunidade!
“Quero fazer live, workshop ou palestrar no SOUJAVA sobre algum assunto relacionado a Java. Como eu faço?”
Agora você deixou fácil… preencha este formulário e boa sorte:
“Quero participar de algum projeto Open Source de Java. Como eu faço?”
Primeiro, veja qual é o tipo de projeto que você gostaria de contribuir e procure alguém da comunidade que já tem contato com projetos Open Source. Eu indico fortemente o Otavio Santana (https://www.linkedin.com/in/otaviojava/), por exemplo.
“Quero criar ou melhorar alguma documentação de projetos Java. Como eu faço para começar?”
Sugiro você falar com quem já faz isso, como por exemplo o https://www.linkedin.com/in/danieldiasjava/ e o https://twitter.com/marcoferreira44
Bons códigos para nós!
E você, vai começar a contribuir quando?!