SouJava

Sociedade de Usuários da Tecnologia Java

Canal IRC: #soujava

Convidamos você para participar do canal IRC do SouJava no Freenode.

IRC Server: irc.freenode.net
Canal: #soujava

Esperamos que possa trazer mais amigos para fazer parte da nossa rede de contatos e voluntários.

IRC Tutorial

Para que possa começar, preparamos este pequeno tutorial para orientá-lo a usar o IRC.

O IRC (Internet Relay Chat) é um protocolo de comunicação muito conhecido na Internet, utilizado basicamente para bate-papo (chat) e troca de arquivos, possibilitando conversas em grupo ou privadas. Por permitir que se realize conversas de um-para-muitos, ajusta-se perfeitamente ao que precisamos no SouJava.

Como começar?

Para guiá-lo neste tutorial, faremos uso de um cenário hipotético e de um usuário fictício chamado Isaac Gnu Newton. É a primeira vez que o nosso amigo Isaac usará o IRC na sua vida fictícia.

Você precisará de um nickname para utilizar o IRC. O nickname nada mais é que um apelido ou nome de tela em linguagem IRC. Alguns bons exemplos de nicknames seriam: mrJavaMaster, drTech, maetoaqui, manjamuito, noobmaster etc. Caso não queira registrar um nickname definitivo para acessar o chat, deverá criar um provisório cada vez que entrar em um canal de bate-papo.

No nosso exemplo, o Isaac criou o nickname provisório ign123, e poderá acessar o canal de bate-papo utilizando este apelido sem problema algum. A exceção ocorrerá quando já houver alguém utilizando o IRC com este mesmo nickname, ou fizerem o registro deste nick no Freenode. Nestes casos o Isaac não poderá utilizar o apelido com o qual o pessoal já poderia estar se acostumando e utiliza para identificá-lo nas conversas.

Para evitar que isso aconteça é necessário fazer o registro do seu nickname. Isso ajuda as pessoas a reconhecê-lo, protege a sua identidade, e permite também que você envie mensagens privadas. Veremos como fazer isso mais adiante.

Outra coisa da qual o Isaac e você precisarão é de uma aplicação cliente para acessar o canal de bate-papo. Recomendamos a utilização do aplicativo Pidgin, que funciona nas três plataformas mais conhecidas (Linux, Mac OS e Windows) , e é o que utilizaremos neste guia, mas sinta-se a vontade para utilizar outros como o Adium (Mac OS) ou o XChat (Windows e Linux).

Caso não queira ou não possa instalar nenhum aplicativo, é possível utilizar o cliente web do próprio Freenode. Explicaremos como fazer isso no final do tutorial.

Pidgin

O Pidgin é um cliente de mensagens instantâneas, rico em recursos, que pode lidar com muitos protocolos, incluindo o IRC. O Pidgin integra-se ao ambiente de trabalho e pode ser executado em muitas plataformas diferentes (as três mais populares: Linux, Mac OS e Windows).

Faça o download do pacote adequado ao seu ambiente a partir da url http://pidgin.im, e efetue a instalação do aplicativo.

Como configuro a minha conta de IRC Freenode no Pidgin?

Abra o Pidgin e acesse o menu Contas. Na sequência, acesse o submenu Gerenciar Contas, resultando na tela a seguir:

irc-soujava00

Clique no botão Adicionar para obter a próxima tela:

irc-soujava-01

Preencha o campo Nome de Usuário com o seu nickname (o Isaac digitou ign123). Por enquanto não vamos nos preocupar com o registro do nickname.

No campo servidor preencha: irc.freenode.net.

Acesse a guia Avançado e preencha novamente o campo Nome de Usuário com o seu nickname (ign123), e o campo Nome Real (Isaac Gnu Newton).

irc-soujava02

Clique no botão Adicionar para finalizar a criação da conta local e pronto. Por enquanto isso é tudo o que precisamos para começar.

Quero acessar o canal #soujava e iniciar uma conversa!

Agora que a conta local já foi configurada no Pidgin, para acessar um canal do Freenode basta acessar o menu Amigos e logo em seguida acessar o submenu Entrar em um bate-papo, ou então usar a combinação de teclas CTRL+C.

irc-soujava-05

Na tela resultante, selecione a conta que deve ser utilizada (até agora o Isaac configurou apenas uma conta e é esta que ele usará), e preencha o campo Canal com #soujava (o nome do canal do SouJava no Freenode).

Clique em Entrar e pronto! É só começar a utilizar o bate-papo. A figura a seguir dá algumas dicas sobre como funciona o bate-papo.

irc-soujava-06

Clique para ampliar.

Como registrar o meu nickname no Freenode?

Baseado em: http://www.wikihow.com/Register-a-User-Name-on-Freenode

Primeiro, deve-se escolher o nickname que utilizará daqui em diante. Tente escolher um nome curto e do qual se lembrará facilmente. Caso tenha uma conta no Twitter, a nossa sugestão é utilizar o mesmo nome de conta que utiliza por lá (excluíndo-se o “@” inicial).

O seu apelido deve ter no máximo 16 caracteres, podendo conter letras de A a Z (maiúsculas ou minúsculas), dígitos de 0 a 9 e alguns símbolos como “_” e ““.

Dando prosseguimento ao procedimento anterior, para definir o seu nickname atual como sendo ign123, no campo reservado para escrever as mensagens digite:

/nick ign123

Não se preocupe, pois neste caso nenhum outro usuário verá as mensagens iniciadas com “/” que está escrevendo, pois tratam-se de comandos enviados diretamente para o “motor de IRC” do Freenode. Perceba que após digitar estes comandos, uma nova guia do Pidgin foi aberta com o nome NickServ, e um log dos comandos enviados para o IRC vai sendo exibido nesta aba.

Agora vem a parte do registro. Digite o comando a seguir e substitua “sua_senha” por uma senha que seja familiar para você, e “seu_endereco_de_email” pelo seu endereço de e-mail válido (isso dará a você uma maneira de redefinir a sua senha mais tarde, caso haja necessidade).

/msg NickServ register sua_senha seu_endereco_de_email

O Isaac digitou o seguinte:

/msg NickServ register sirisaacnewtongnu inewton@cambridge.uk

No caso do Isaac, segue o que foi registrado na guia NickServ do Pidgin:

(23:14:55) NickServ: (notice) An email containing nickname activation instructions has been sent to inewton@cambridge.uk.
(23:14:55) NickServ: (notice) If you do not complete registration within one day, your nickname will expire.
(23:14:55) NickServ: (notice) ign123 is now registered to inewton@cambridge.uk, with the password sirisaacnewtongnu.
(23:14:55) NickServ: (notice) 
(23:14:55) NickServ: (notice) For frequently-asked questions about the network, please see the
(23:14:55) NickServ: (notice) FAQ page (http://freenode.net/faq.shtml). Should you need more
(23:14:55) NickServ: (notice) help you can /join #freenode to find network staff.

No seu caso não deve ter sido muito diferente disto.

Após este procedimento, você ainda não poderá se identificar ao NickServ até que realize a verificação do seu registro. Portanto, verifique a sua caixa-postal de e-mail e procure por uma mensagem com o título: freenode Nickname Registration. A mensagem conterá o comando a ser digitado com o código de verificação (não deixe de verificar a sua pasta de SPAM caso perceba que a mensagem esteja demorando para chegar, pois você terá 24 horas para realizar o procedimento antes que este seja cancelado).

Dê uma olhada no conteúdo da mensagem que o Isaac recebeu:

ign123,

In order to complete your registration, you must send the following
command on IRC:
/msg NickServ VERIFY REGISTER ign123 nlowinmihtoo

Thank you for registering your nickname on the freenode IRC network!

Thank you for your interest in the freenode IRC network.

This email was sent due to a command from ign123[~ign123@177.83.48.119]
at Sun, 13 Oct 2013 02:14:55 +0000.
If this message is spam, please contact support@freenode.net
with a full copy.

O Isaac digitou o comando informado na mensagem (destacado na cor laranja) para que o procedimento do registro fosse concluído. O procedimento que você adotará será idêntico a este.

Veja o que foi apresentado ao Isaac na guia NickServ:

(23:42:06) NickServ: (notice) ign123 has now been verified.
(23:42:07) NickServ: (notice) Thank you for verifying your e-mail address! You have taken steps in ensuring that your registrations are not exploited.

Tudo pronto para uso!

E agora?

Agora que você registrou o seu nickname, ele é seu. Caso alguém tente utilizar o mesmo nickname no Freenode, sem se identificar ao NickServ fornecendo a senha correta, não conseguirá se passar por você.

Veja só o recado que o NickServ vai dar para quem tentar utilizar o seu nickname (até mesmo para você, caso informe os dados incorretamente):

(23:56:32) NickServ: (notice) This nickname is registered. Please choose a different nickname, or identify via /msg NickServ identify <password>.

Sempre que for utilizar o IRC do Freenode de agora em diante, identifique-se ao NickServ utilizando o seguinte comando:

/msg NickServ identify "suasenha"

No caso do Pidgin, não há a necessidade de se fazer isso todas as vezes que quiser utilizar este canal de comunicação. Basta manter a sua senha de identificação registrada em sua conta de IRC.

Para isso, acesse o menu Contas, selecione a conta a ser configurada e clique em Editar Conta. No campo Senha, informe a senha registrada no Freenode, marque a opção Lembrar Senha, e clique em Salvar.

irc-soujava-07

Sempre que acessar a sua conta através do Pidgin, não será mais necessário digitar o comando de identificação. De qualquer forma é bom saber que ele existe e como fazer para utilizá-lo.

Após ter configurado a conta, não consigo acessar o canal #soujava!

O nome de um canal é precedido pelo caractere “#“. O #soujava é apenas um entre milhares de outros canais disponíveis no Freenode. Também há diversos outros servidores de IRC disponíveis na Internet. Tudo o que foi explicado neste tutorial poderá também ser utilizado para acessar outros canais e servidores.

Há várias formas de se configurar em qual canal se deseja entrar logo no início da sua sessão. Caso haja alguma falha, ou a guia da conversa seja fechada acidentalmente e você não souber como retornar para o bate-papo, basta digitar o seguinte comando (é a forma mais simples):

/join #nome_canal

Seguindo este procedimento, para acessar o canal #soujava digite:

/join #soujava

Simples assim.

Aos poucos você vai se acostumar com alguns comandos e características do IRC. Os comandos são comuns a todos os clientes de IRC.

Caso queira saber mais, o site do Freenode fornece uma sessão de perguntas e respostas muito útil: http://freenode.net/faq.shtml

Emergência! Preciso acessar o canal e estou sem o meu cliente IRC configurado!

Em uma situação de emergência, pode-se utilizar o cliente web do próprio Freenode, acessando a url a seguir: http://webchat.freenode.net/?channels=#soujava

Segue uma amostra de como o cliente web funciona:

irc-soujava-08

Logon

irc-soujava-09

Sessão de bate-papo

Participe! Divulgue!

Agora que você já sabe como funciona, participe!

Venha bater um papo conosco, trocar ideias, tirar dúvidas, divulgar eventos etc. O canal #soujava fica “aberto” 24 horas por dia!   🙂

Torne-se um voluntário, participe das reuniões semanais,  divulgue as suas iniciativas e ajude a rede do SouJava crescer cada vez mais.

Convide os amigos para também fazerem parte do SouJava e ajudarem a contar a história da tecnologia Java no Brasil e no mundo.

Seja bem-vindo!

One response to “Canal IRC: #soujava

  1. Pingback: SouJava – o portal para o futuro da tecnologia Java |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: