SouJava no Global JUG Leaders Summit @Devnexus

Fala, pessoal!
Que o Devnexus é um dos melhores e maiores eventos que existem, muitos já sabem. Se não é o seu caso, dê uma conferida! Vale a pena.
E esse ano eles deram um passo que elevou o evento às alturas: decidiram realizar o que chamaram de “Global JUG Leaders Summit”.
Basicamente eles convidaram JUG leaders de todo o mundo para um encontro ao estilo “unconference”. Até onde se pôde verificar no início da reunião, a última vez que um encontro desse tipo foi realizado foi na época da Sun… Faz um tempinho!
Cerca de 80 participantes estavam presentes, e desde já posso adiantar: foi um aprendizado e tanto!
Imagine só: diferentes culturas, diferentes origens, diferentes localidades… mesmo para JUGs dentro de um mesmo país, as experiências são, frequentemente, muito diferentes. Essa troca de vivência tornou o evento muito rico.
Como a reunião seguiu mais ou menos o estilo de unconference, foram sugeridos vários tópicos para discussão e os mais votados foram trabalhados ao longo do dia.
Não vou entrar em cada um deles aqui porque ficaria muito longo, então vou destacar um em particular que interessa muito ao SouJava: Attendance Sustainability. Basicamente, trocamos experiências sobre práticas que ajudam (ou atrapalham) a manter um bom nível de participação nos encontros realizados pelo grupo.
Essa é a imagem do resultado final da discussão:
IMG_2315
Resumindos os pontos:

  • Engajar empresas: falou-se sobre o envolvimento das empresas no JUG, indo além da cessão de espaço e patrocínio de comida/brindes, mas sim ir até os times das empresas, chamar palestrantes deles, etc;
  • Fácil transporte ao local: todos os grupos relataram aumento de participação nos encontros onde o local seja de fácil acesso (tanto para transporte público quanto para privado)
  • Eventos mais longos: vários JUG reportaram que as reuniões um pouco mais longas (2 a 3 horas) geram resultados melhores do que as curtas (menos de 1h30). Eles reportam que as reunião maiores geralmente tem ao menos 2 palestras, e ainda algum momento para networking (=comida!), o que acabam entregando mais valor aos participantes;
  • Patrocínio: há algumas experiências diferentes com patrocínio em diversos JUGs
    • Há JUGs que conseguem patrocínio apenas para comidas/bebidas para as reuniões
    • Há JUGs que vendem cotas de patrocínio para empresas, válidas por um ano
    • Há JUGs que cobram anuidade dos seus membros
    • Há JUGs que não cobram absolutamente nada de ninguém

E foi interessante perceber que há JUGs muito bem sucedidos em todos os cenários! Então é realmente uma questão de analisar caso a caso.

  • Palestrantes de alto nível: em geral (e parece óbvio!), as reuniões com palestrantes de alto nível atraem mais pessoas. Mas todos concordaram também que os JUGs são lugares ideiais para formação de novos palestrantes.
  • Consistência: falou-se muito consistência. Todos os grupos que mantém consistência de realização de seus encontros perceberam significativo aumento na participação de pessoas em seus encontros. Um ponto interessante é que vários grupos bem sucedidos relataram que mantém consistência em níveis como “dia do mês” (ex: segunda terça-feira de todos os meses) e local de realização (ex: sempre no auditório X). Esse último foi especialmente interessante, já que alguns JUGs relataram que quando eles mudam os locais dos encontros, o engajamento cai.
  • Registro para o evento: todos os JUGs usam alguma forma de registro prévio para o evento;
  • Estacionamento: lugares que possuem facilidade para estacionamento, ou mesmo estacionamento gratuito, tendem a ter maior presença de participantes;
  • Time/liderança forte: os maiores JUGS relatam que seus resultados melhoraram consideravelmente quando eles formaram um time de liderança forte e comprometida;
  • Diversidade: esse tópico foi citado nessa discussão, mas ele já havia sido longamente discutido em outro momento como esse;
  • Traga seu amigo: alguns JUGS incentivam que na próxima reunião você volte e traga um amigo, e com isso conseguem ir tornando o grupo mais conhecido (pouco a pouco);
  • Network com palestrantes: foi conversado que normalmente é muito fácil se conectar com um palestrante em uma reunião de JUG do que em uma conferência. Então, trazer palestrantes de outras conferências para falar no JUG local é uma prática muito interessante;
  • Palestras técnicas: não há duvidas; pitch de vendas não vai bem em encontros técnicos. Focar no técnico, na solução de problemas do dia a dia, é uma ótima prática;
  • Engajamento com Java Champions: muitos JUGs tem um ou vários Java Champions em seu board. Outros não tem nenhum. Mas todos concordaram que algum tipo de engajamento com um ou mais Java Champions cria um interesse ainda maior do JUG, já que o Java Champion traz consigo a credibilidade do título.

E assim eu deixo aqui algumas coisas para você pensar: lendo essa lista acima, o que você pode mudar em seu próprio JUG para aumentar a presença de participantes nele? Quais itens fazem sentido para a realidade do seu grupo? Em quanto tempo você imagina que determinada prática pode trazer resultados reais para o seu grupo?
Se quiser deixar nos comentários abaixo, será muito bem-vindo!