SouJava

Sociedade de Usuários da Tecnologia Java

Jfokus – A maior conferencia de Java na Suécia

Jfokus é a maior conferencia anual da Suécia e reune todos os profissionáis do mundo Java. O evento ocorre juntamente com o Javaforum Stockholm. O Javaforum é uma comunidade oficial de desenvolvedores (JUG) que tem como seu principal objetivo ajudar os desenvolvedores de toda a Suécia.

Durante 3 dias, de 13 a 15 de Fevereiro, você vai ter uma oportunidade única de se atualizar com as ultimas novidades do desenvolvimento orientado a plataforma do Java atraves de diversas palestras e interessantes atividades.

O Jfokus reune a “nata” dos palestrantes, sejam eles da suecos ou internacionais. O foco sempre é o desenvolvidmento de sistemas em Java e técnicas associadas, como linguagens dinamicas e metodologias ageis. Jfokus é o melhor caminho para voce ficar por dentro das ultimas tendencias e boatos relacionados ao mundo Java, feito por pessoas que vivem e respiram tecnologia diariamente.

O primeiro Jfokus aconteceu em Janeiro de 2007 e foi de imediato um tremendo sucesso. Com mais 450 participantes, a conferencia foi o maior encontro para todos os profissionais interessados em Java. A segunda conferencia em 2008 aconteceu durante dois dias e atraiu mais de 650 pessoas de todas as partes da Suécia e diversos outros de toda a europa, tambem houve participacoes de paises mais distantes como a India que vieram ao Jfokus 2008.

O Jfokus 2009 se mudou para uma grande e nova avenida Filmstaden Sergel. Sergel é um grande Cinema na area mais central de Stockholm. Trazer o evento para um local assim, trouxe diversas possibilidades para os parceiros bem como para os visitantes. O Cinema foi construido em uma atmosfera tranquila e positiva, que conta com Acustica de som que impede qualquer ruido escape para fora, proporcionando um som unico e uma experiencia visual unica. Juntos com nossos parceiros, a nova localizacao do evento trouxe mais valor para o Jfokus e o tornou uma experiencia unica. Vale a pena conferir.

O SouJava tem o orgulho de apresentar os nossos 3 representantes no evento deste ano:

Apresentação: Realizando o deploy de Aplicações Sem Contagem Regressiva

O Deploy continuo permite que se realize o deploy de codigo em produção assim que este é aprovado pelos testes de qualidade. Esta técnica pode reduzir dramaticamente o tempo para disponibilizar uma aplicação JEE, dando a empresa a agilidade necessaria para atender as atuais demandas do mundo moderno, especialmente quando se trata de servicos de internet. Com as técnicas e as ferramentas certas, qualquer empresa pode criar um ambiente livre de erros e um processo seguro para automatizar o deploy de suas aplicações em produção. O Deploy Continuo ou Continuous deployment, no entanto, apenas se tornará viavel se você puder garantir o “zero downtime” ou seja, que sua aplicação nao fique nem por segundo offline. Para linguagens de Script como PHP ou Ruby isto nunca foi um problema. Basta apenas copiar os arquivos para o seu servidor de aplicações e voilà! Com aplicações Java para WEB no entando, as coisas não são assim tao simples. Apesar de muitos servidores de aplicações oferecerem diversos serviços de deploy automatico ou “auto-deploy”, na melhor das hipóteses você vai precisar esperar alguns segundos enquanto o servidor realiza o trabalho de deploy até que a aplicação seja re-iniciada e seja disponibilizada novamente. Esta apresentação vai mostrar como criar um processo continuo de desenvolvimento orientado a realidar deploys sem contagem regressiva. Ultilizando ferramentas como o Hudson/Jenkins, serviços REST e servidores de aplicação “open-source”, você vai aprender através de diversos exemplos do mundo real, como criar um ambiente de deploy seguro contando com um ciclo continuo e livre de erros para a sua aplicação. Você vai aprender também como realizar deploys em servidores em NUVEM como Amazon AWS, quais sao as armadilhas e as limitações que esses servidores em NUVEM (CLOUD) podem oferecer, e como superar essas dificuldades.

Fabiane Bizinella Nardon

Fabiane Bizinella Nardon, RBS

Fabiane Nardon é uma Ciêntista da Computação que tem como paixão criar programas que sejam capazes de mudar positivamente o mundo em que vivemos. Fabiane foi a arquiteta responsavel no projeto do sistema de saude do SUS, considerada a maior aplicacao JavaEE do mundo e vencedora do premio Duke’s Choice Award em 2005. Fabiane lidera diversas comunidades, incluindo a comunidade do JavaTools no java.net, onde mais de 800 projetos “open-source” foram criados. Fabiane esta sempre presente nas palestras do SouJava pelo Brasil e também por todo o mundo. Autora de diversos artigos técnicos, também é membro e frequentadora acídua de diversos eventos e conferencias como JavaOne, OSCON, TDC, JustJava. Fabiane foi escolhida como “Java Champion” pela Sun Microsystems pelo reconhecimento por sua contribuição para o ecossistema do mundo Java. Atualmente, ela trabalha como “tools expert” na ToolsCloud. Também é arquiteta lîder na RBS, onde esta ajudando a adaptar novas tendências e novidades nos mais diversos serviços de internet.

Apresentação: jHome: Como se divertir com Java e ainda Automatizar sua casa.

O jHome completa a API do Java quando se trata de automação de residências. Com o jHome voce pode controlar sua jaqueta de couro, lampadas, projetores de video, portões e muito mas muito mais. A Implementação de referencia trabalha em cima de EJB’s, REST, WebService, JMS, JSF e jQuery para mostrar como voce pode usar o Java EE 6 de uma maneira totalmente diferente e inédita. O Hardware também é de codigo aberto ou seja “open-source”, ou seja você tem liberdade para fazer você mesmo caso queira. Durante a apresentação nos iremos mostrar diversos exemplos muito divertodos como:
– Controlando as Lampadas da sua Casa;
– Criando luzes coloridas com Retro Projetores;
– Controlando via Twitter;
– Alimentar uma aplicação web com sensores de temperatura.

Ao fim da apresentação nós também iremos apresentar a arquitetura do software e diversas partes interessantes do codigo.

Yara Mascarenhas Hornos Senger

Yara Mascarenhas Hornos Senger, Globalcode / SouJava

Yara Senger é co-fundadora e diretora da Globalcode e Diretora do SouJava. Yara trabalhou no projeto do Glassfish desenvolvendo a aplicação de exemplo para o JSF 2 Scrum Toys distribuida com oNetbeans e o Glassfish. Apaixonada pela comunidade e conferencias, ela é uma das principais organizadoras das 11 edições anteriores do evento Globalcode The Developer’s Conference e diversas outras conferencias. Yara também participou como palestrante de diversos eventos como o JavaOne , Devoxx, JustJava e muitos outros eventos pelo mundo a fora. Yara publicou mais de 20 artigos em revistas brasileiras como a Java Magazine e também InfoQ. Este ano Yara, juntamente com seu parceiro e esposo Vinicius Senger, foi escolhida como vencedora do premio Duke’s Choice Award 2011 com o projeto do Jhome.

Vinicius Senger

Vinicius Senger, Globalcode

Vinicius trabalha no desenvolvimento de softwares a mais de 20 anos. Vinicius é Fundador da Globalcode, o maior centro educacional especializado em desenvolvimento de software no Brasil. Ele ja apresentou mais de 200 palestras sobre diversos temas como o Desenvolvimento de Softwares em Java, Java EE e hardwares de codigo livre como Arduino, entre outros.

Seu projeto o jHome, a API de automacao Java EE para residencias, Foi vencedora do premio Duke’s Choice Award 2011 e atualmente esta trabalhando muito para disponibilizar o Java e o hardware “open-source” juntos.

Na edicao anterior de 2011 o Bruno Souza (Javaman) apresentou uma exelente palestra sobre o Futuro do Desenvolvedor Java.

The Future Java Developer

Bruno Souza,
SouJava

The Future Java Developer

Novas linguagens de programacao, ambientes de trabalho, tecnologias e dispositivos. Servidores em nuvem abrem novos paradigmas. O futuro é agora, mas oque vira em seguida ? Desenvolvedores Java ocilam, em uma fina linha que divide os padroes de trabalho e a ciencia sangrenta de experimentar novidades. Quais serão as possibilidades para o futuro ? Sera que uma nova linguagem na JVM vai mudar radicalmente as perspectivas no desenvolvimento de software ? E O Java vai mesmo fazer parte dessa nova gama de dispositivos ? A computacao em nuvem esta mudando as regras do jogo, mas como foi que o Java se tornu uma peca chave nesse processo? Esses novos ambientes afetam nossos codigos e habilidades que devemos ter, qual é o valor real da nossa experiencia ? Nos estamos preparados para mudar ??
Essa palestra ira explorar essas novas possibilidades para o futuro do desenvolvimento, compartilhando novidades quentissimas que estao por vir no futuro do Java. Vale a pena conferir

Para saber mais visite a pagina do evento em http://www.jfokus.se/

OPORTUNIDADE: O SouJava vai dar dois ingressos para o Jfokus edicao 2012 na Suécia para os dois primeiros que enviarem email para thomas.modeneis@soujava.org.br com o titulo Jfokus 2012 ingresso soujava.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: