SouJava

Sociedade de Usuários da Tecnologia Java

Java Continua Livre (e Grátis)

Com as mudanças recentes na distribuição e suporte da JDK da Oracle, há uma incerteza sobre os direitos de utilizar a JDK Oracle x builds do OpenJDK da Oracle x builds do OpenJDK de outros provedores. Também há considerações sobre atualizações gratuitas, e (novos e existentes) modelos de suporte disponíveis por vários vendedores para serem considerados. Esse documento tem uma versão curta e uma versão muito mais longa com todos os detalhes.

(Tradução por @leomrlima, @otaviojava, @elderjava, @brjavaman da versão 1.0.0 às HIJ)

Versão Curta

Você ainda consegue ter a JDK da Oracle, builds do OpenJDK da Oracle e builds do OpenJDK de outros provedores de graça (e de forma livre – veja o quadro e o resto desta seção para as nuances disso). Isso é possível porque múltiplos provedores oferecem implementações da especificação do Java SE.

Java SE / OpenJDK / Build do OpenJDK da Oracle / JDK da Oracle

A comunidade do OpenJDK cria e mantém a Implementação de Referência (Reference Implementation (RI)) código-aberto (GPLv2+CE) da Especificação do Java SE como governado pelo Java Community Process (JCP) e que é definido como uma Java Specification Request (JSR) guarda-chuva para cada release futuro.

Existem implementações do Java SE de diversos provedores (como Azul, Eclipse, IBM, Red Hat, Oracle, SAP, e outros), o mais comum sendo o JDK da Oracle (Oracle JDK).

Oracle JDK 8 está no processo de “Fim de Atualizações Públicas” o que significa que não haverá mais atualizações gratuitas para fins comerciais ao final de Janeiro de 2019. Porém, desde o Java SE 9, a Oracle está disponibilizando também o builds OpenJDK que são livres para uso comercial, e há também builds gratuitos do OpenJDK de outras empresas como AdoptOpenJDK, Azul, IBM, Red Hat, Linux distros e outros.

Essas empresas provaram que suas implementações atendem a todos os requisitos da especificação  Java SE ao passarem pelos testes de Technology Compatibility Kit (TCK).

Para o futuro, há várias opções para conseguir um JDK. Vamos focar no Java SE 8 (que será válido até o fim das atualizações públicas, assim como as versões anteriores), e o Java SE 11 que será a primeira versão Long Term Support (LTS) a ser lançada sob a nova cadência de versões.

Continuando com o Java SE 8

Algumas pessoas querem continuar utilizando o Java SE 8 por vários motivos.

  1. Oracle proverá atualizações públicas do Oracle JDK 8 até, pelo menos, Dezembro de 2020, para uso em computador pessoal e Janeiro de 2019 para uso comercial. Depois disso, os usuários podem ou ir para o plano pago ou utilizar o binário de Java SE 8 / OpenJDK 8 de outra empresa.
    1. Você pode também continuar utilizando o Oracle JDK 8 por tempo indefinidosem updates.
  2. Caso você não esteja utilizando o Oracle JDK 8, então o seu atual provedor de Java SE 8 / OpenJDK 8 proverá atualizações de maneira grátis e/ou planos de suportes pagos para você escolher.

 

EU QUERO UMA VERSÃO GRÁTIS ($) E LIVRE (PARA USO) DO JAVA SE 8, QUAL EU ESCOLHO?

Se você quer atualizações do Java SE 8 depois de Janeiro/2019, você pode utilizar uma distribuição binária do OpenJDK de algum provedor do OpenJDK, por exemplo com distribuições Linux, AdoptOpenJDK, Azul, IBM, Oracle, Red Hat, e outros.

Usando  Java SE 11 (LTS)

Você tem várias opções. Leia com atenção, em especial dado que o Oracle JDK está mudando a partir do Java SE 11.

  1. A partir do Java SE 11, a Oracle passa a fornecer seu próprio JDK (baseado no OpenJDK) através de:
    1. Binários OpenJDK da Oraclesob licença Open Source existente GPLv2+CE, e
    2. Oracle JDK – Sob uma licença comercial paga (mas gratuita para desenvolvimento), para aqueles que não desejem utilizar a GPLv2+CE, ou que estejam utilizando o Oracle JDK com um produto ou serviço da Oracle.

NOTA: A Oracle planeja fornecer atualizações para seus Binários do OpenJDK por duas atualizações trimestrais e posteriormente migrar os usuários para a próxima versão, a cada seis meses (incluindo a versão LTS)

  1. Você também pode utilizar as distribuições binárias do Java SE / OpenJDK de diversos outros fornecedores, incluindo distribuições Linux,  AdoptOpenJDK, Azul, IBM, Oracle, Red Hat, e outros. . Isso inclui atualizações por períodos variados, dependendo se é uma versão LTS ou não.
EU QUERO O JAVA SE 11+ GRÁTIS ($) E LIVRE (PARA USO), O QUE ESCOLHO?

  1. Use o binário Oracle OpenJDK sob a licença Open Source (GPLv2+CE) e siga a cadência de seis meses para cada versão  OU
  2. Use um binário OpenJDK de um fornecedor alternativo, por exemplo, distribuições Linux,  AdoptOpenJDK, Azul, IBM, Red Hat, e outros.

Suporte Pago

A Oracle planeja fornecer suporte pago para o Oracle JDK 8 até pelo menos 2025 e para o Oracle JDK 11 até pelo menos 2026 (detalhes).  Existem uma variedade de opções de suporte para binários Java SE / OpenJDK 8 e 11 de fornecedores como Azul, IBM, Red Hat, e outros.

 

A Versão Longa

A versão longa e detalhada do documento será postada uma vez que estiver completamente traduzida.