SouJava

Sociedade de Usuários da Tecnologia Java

A Favor de Java e Ginga-J no Padrão Brasileiro de TVDigital – Abaixo Assinado

Carta do SouJava

A todos,

Transcorre atualmente no âmbito do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) uma nova discussão sobre as tecnologias que compõe o padrão do Ginga, software que permite o desenvolvimento, transmissão e execução de aplicações interativas na TV Digital.

As Normas do Ginga (http://www.forumsbtvd.org.br/materias.asp?id=112) publicadas em 6 volumes e 3 Guias Operacionais, sempre tiveram como escopo a união da tecnologia Java com o NCL-Lua. A flexibilidade de ter alternativas tecnológicas diversas foi uma das razões para se aprovar o Ginga com as duas tecnologias. O padrão brasileiro reúne assim o que de melhor há no mundo em termos de facilidade e usabilidade (o NCL-Lua, uma grande conquista da tecnologia originada no Brasil) integrado e harmonizado com a linguagem de programação mais usada no mundo e uma das mais maduras e reconhecidas no mercado internacional (o Java).

Todos nós da comunidade Java nos lembramos da época em que votamos na Consulta Pública tanto da norma do Ginga-J (ABNT 15606-4) como na do Java DTV (ABNT 15606-6) quando esta última tornou-se a especificação base para o Ginga-J. Esta consulta pública terminou em 05/04/2010, e a comunidade Java Brasileira demonstrou, através de uma votação expressiva, o seu interesse pelo assunto.

Nestes últimos 2 anos, depois destas normas votadas, aprovadas e publicadas, a comunidade Java participou ativamente da evolução desse novo mercado. Realizamos diversos eventos em todo o país, trazendo desenvolvedores para participar e investir no padrão. Empresas de software desenvolveram seus produtos e implementações do Ginga. Um grande número de aplicações foram e estão hoje sendo transmitidas pelos principais radiodifusores nacionais. Fizemos diversas intervenções junto a fornecedores para garantir que o desenvolvedor tivesse acesso aos ambientes de desenvolvimento. Organizamos listas de discussão, tutoriais, hackatons, cursos. Tudo isso para incentivar o uso das normas e a adoção da tecnologia Ginga-J.

Mesmo tendo sido debatida e aprovada em consulta pública em Outubro de 2011, uma longa e intensa batalha nos bastidores levou o governo a adiar por mais um ano a obrigatoriedade da presença do Ginga nos aparelhos (IDG Now!: Governo cede e Ginga só será obrigatório nos televisores digitais a partir de 2013).

Recentemente, no fim de Fevereiro/2012, o governo publicou um decreto para o PPB (Processo Produtivo Básico) que detalha as regras para os fabricantes de TVs LCDs/Plasma incluindo o Ginga completo (Ginga-J + Ginga-NCL) como requerimento oficial. Hoje, o texto do decreto do governo menciona explicitamente as Normas que tratam do Ginga-J, do Java DTV, assim como a do Ginga-NCL.

Entretanto, depois de tudo isso, atualmente transcorre dentro do âmbito do Fórum SBTVD uma nova iniciativa que visa mudar as regras do jogo, mudando todo o padrão Ginga e tornando a parte Java e o Ginga-J opcional. Isso efetivamente seria decretar a retirada definitiva do Ginga-J dos produtos e do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Esta é a 2a. vez que tal debate principalmente sobre o uso do Ginga-J e do Java acontece. A primeira vez foi exatamente 2 anos atrás logo antes dessas Normas irem para Consulta Pública, quando o próprio Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD votou de maneira quase unânime favoravelmente ao Java. Foram 12 votos a 1.

Hoje o Ginga-J é usado por várias emissoras líderes além de estar presente em diversos modelos de TVs fabricadas desde 2010. Já há mais de 3 milhões de TVs com Ginga completo (Ginga-J + Ginga-NCL) vendidas no mercado. Várias instituições como bancos, portais e empresas diversas investiram no Ginga-J. Grupos de usuários Java de todo o país promoveram atividades e capacitaram desenvolvedores. Universidades montaram grupos de estudo e até implementaram partes do padrão.

Assim, tornar opcional o Java no padrão brasileiro significaria a perda de um mercado em crescimento e desperdício de mão-de-obra especializada já formada e em formação nos vários cursos universitários, empresas e grupos de usuários no Brasil. Ademais, mudar as regras do jogo após ter o padrão já aprovado pelo país em uma consulta aberta e pública consistiria um prejuízo enorme para todos os que já investiram e a perda de um enorme potencial para as empresas, universidades e comunidade de desenvolvimento de software.

Cremos que é fundamental que se informe agora a esta mesma comunidade Java o que está acontecendo para poder se expressar claramente em relação ao uso de uma tecnologia que hoje tem mais de 100 mil desenvolvedores no Brasil.

O abaixo-assinado abaixo é uma maneira criada para permitir a comunidade se expressar em apoio ao Java e em repúdio a uma tentativa de virar as regras do jogo depois de 2 anos de investimentos em produtos Ginga, formação de recursos para o desenvolvimento de aplicações, cursos, eventos, palestras e divulgação geral.

Se você, desenvolvedor Java Brasileiro, concorda que a tecnologia Java, o Ginga-J, que você mesmo votou no passado para que fizesse parte do padrão de TV Digital Brasileiro, deva continuar a fazer parte do padrão, e deva ser de implantação obrigatória, ASSINE AGORA o abaixo assinado, e vamos mostrar para o Fórum SBTVD a nossa opinião.

Obrigado!

Equipe SouJava

13 responses to “A Favor de Java e Ginga-J no Padrão Brasileiro de TVDigital – Abaixo Assinado

  1. Eduardo Santos 07/08/2012 às 14:04

    A grande questão permanece: quem garante que a máquina virtual Java para rodar o Ginga-j necessária nos set-top-boxes é livre de royalties? Quem está disposto a correr o risco de um processo como a Google enfrenta contra a Oracle por causa do Java no Android?

    Garantir a liberdade de escolha e o desenvolvimento livre de royalties é o mais importante nessa questão. Infelizmente, o Java para a TV Digital ninguém garante que é livre.

  2. jcjesus 12/06/2012 às 16:11

    É mais um atentado contra a nossa categoria, já não somos regularizados por uma entidade, agora querem acabar com mais um mercado em ascenção, investimentos já realizados, profissionais formados, mais uma vez percebe-se que alguém está ganhando um monte com isso! Ganha-se presentes aqui, outros ali. Enriquecimento de forma rápida. Enquanto alguns se tratam com os melhores médicos do país o povo continua sem atendimento nos postos de saúde, médicos federais com redução de salário pela metade, mas o custo de um político ninguém quer mexer no seu ganho! Porque não há reforma política, porque pode quebrar o Brasil! Eles saem daqui com o pouco que eles não conseguem levar para o exterior!

  3. Pingback: A Favor de Java e Ginga-J no Padrão Brasileiro de TVDigital « Grupo de Usuários Java de Londrina

  4. Pingback: A Favor de Java e Ginga-J no Padrão Brasileiro de TVDigital – Abaixo Assinado « Fernando Franzini Java Blog

  5. Marcos 08/06/2012 às 00:54

    Já viram as respostas das pessoas que desenvolveram o midlleware ginga?
    Depois dessas respostas acho que não é uma boa assinar essa lista!!!
    Veja as cartas em resposta a esse abaixo assinado http://www.gingadf.com.br/blogGinga/?p=1935.

    Marcos.

  6. Sergio Boche 06/06/2012 às 16:03

    Tornar opcional ou retirar o Java do Ginga seria mais uma forma de cercear o acesso ao software livre.

  7. Pingback: Eu sou contra retirar ou tornar opcional o Java no padrão de interatividade Ginga da TV Digital | taylsonmartinez.com

  8. Pingback: Abaixo Assinado A Favor de Java e Ginga-J no Padrão Brasileiro de TV Digital – Grupo SouJava

  9. Riva Rodrigues 04/06/2012 às 15:20

    Em apoio e consideração ao amigo Prof. Tiago (FATEC Jales), que é conhecedor do assunto.

  10. Paulo 24/05/2012 às 17:58

    Um conjunto de absurdos em retirar Java do padrão: um que estaria ferindo todo o processo de tornar a tecnologia parte do Standard e que é fruto de 6anos de tremendo trabalho por muitas empresas, universidades, comunidades, etc… e outra é retirar da comunidade Java um enorme mercado potencial! Vamos votar e mostrar a força de Java em nosso país!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 271 outros seguidores

%d bloggers like this: